“Precisamos impregnar o nosso cotidiano com o heroísmo da santidade.”

Jeberton Teixeira

A Fundação

O caminho

Jeberton Luis Teixeira, nasceu em 26 de março de 1981, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Sua origem é de família muito simples. É o segundo, dos três filhos do casal Etelvino e Marlene Teixeira.

É casado com Mônia Pokorski (formadora geral da comunidade Filhos da Cruz), pai da Joana, do Murilo e do Tobias.

A partir da experiência dolorosa da perda do pai quando tinha apenas 9 anos, inicia-se um tempo de muita dificuldade, onde, sem recursos, a família enfrenta muitas necessidades, sempre contando com a Divina Providência, que se manifestava através de vizinhos e amigos próximos.

Da infância sofrida e pobre, torna-se um adolescente fechado em si, que vê no violão uma forma de se realizar. Motivado pela sua mãe, mulher de fé, começa a tocar violão no Grupo de Oração, onde vive a sua primeira experiência profunda com Deus!

Depois da efusão no Espírito Santo, sua vida começa a ser transformada pelo Amor de Jesus. Movido por Deus, se vê motivado a doar sua vida como missionário, exercendo o ministério de música e pregação. Convidado por um casal, vai fazer uma experiência de missão em São Paulo, onde recebe de Deus, através de várias profecias e de irmãos que nem lhe conheciam, a confirmação do chamado de consagrar sua vida ao Senhor.

Ao voltar desta experiência, está decidido a acolher o chamado, procurando ser obediente e em tudo fazer a vontade de Deus! Nesse desejo de lançar-se inteiramente nas mãos do Altíssimo, é impulsionado por um sopro do Santo Espírito a fundar uma Comunidade, e assim, depois de muito orar e discernir com o auxílio de alguns irmãos, busca informações com fundadores de outras Comunidades já existentes e com sacerdotes.

Assim, nosso Fundador abre mão de tudo para se consumir, entregando-se a Jesus, consagrando a sua vida a Ele. Com o “sim” do Jeberton, muitas pessoas foram se aproximando, desejando viver essa mesma entrega, com a mesma radicalidade.

O tempo foi passando e aos poucos nossa Comunidade foi  amadurecendo, se estruturando, crescendo, e junto foi crescendo o Jeberton como homem de Deus, que reconhece o quanto é fraco e limitado, mas sabe que pode sempre ir  além com o auxílio da graça de Deus!

Sempre dócil ao Espírito Santo, nosso Fundador busca exercer os ministérios de música, pregação, formação e cura e libertação que o Senhor lhe confiou demonstrando zelo, prudência e principalmente um coração inflamado de amor pela missão, com a certeza de que é Deus quem age, manifestando o Seu poder!

Certo de que a fé de um homem é capaz de mover o coração de Deus, nosso Fundador nos ensina pelo seu testemunho a andarmos com o olhar fixo em Jesus, confiando que Ele tudo pode realizar, tudo pode providenciar, e dessa forma já podemos contemplar muitos milagres na nossa Comunidade!

Seu amor a Jesus e à Santa mãe Igreja o encorajam a caminhar com uma única meta: o céu! E é por isso que podemos vê-lo como um homem que traz consigo um desejo sincero de santidade, do qual busca com intensidade, nos ensinando que a mediocridade não é para os santos! Assim, nosso Fundador busca ser fiel a Jesus: não se contentando com o pecado, levantando a cada queda, buscando agradar o coração de Deus e levar uma vida de virtude, coerente com o que ensina o Evangelho de Cristo.

Como bom Pai, sabe exortar e corrigir quando é necessário, apontando o caminho do céu, sempre numa postura de escuta a Deus, sabe rir e brincar na hora certa, e sobretudo, com seu “jeitão” tímido  sabe amar os filhos que o Senhor lhe confiou!

Nestes anos de caminhada, cheios de desafios, provações, sofrimentos e muitas dificuldades, foi sendo formado aquele que todos os dias busca abraçar a Cruz com Amor Apaixonado, e busca a todo momento ser exemplo de quem vive o carisma que Deus, em Sua generosidade e amor lhe confiou: “Como mártires, exalar no mundo o perfume de Cristo”.

Esse é um pouco do nosso Fundador, homem de Deus, cheio do Espírito Santo, que nos aponta com o testemunho, muito mais que com palavras, o caminho para sermos verdadeiros Filhos da Cruz!