Meditar a Palavra de Deus é ter um encontro com a Verdade

palavra de Deus

palavra de DeusA Comunidade Filhos da Cruz tem na sua vida de oração a Leitura Orante da Palavra ou Lectio Divina, como muitos conhecem. É uma oração monástica, mas que se tornou popular na Igreja e nos conduz por pelo menos quatro degraus espirituais:

leitura, meditação, oração e contemplação1.

Através destes passos vamos construindo um diálogo com o Senhor através das Sagradas Escrituras, aprofundando o entendimento sobre o que a Palavra queria significar naquele tempo e o que Deus quer dizer para mim hoje. Uma Palavra que não muda, mas que se torna sempre nova e atual pela ação do Espírito Santo, através de Quem somos convidados a interpretá-la.

A Igreja nos ensina através da Dei Verbum, Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina2, que Deus quis dar-se a conhecer através do Seu Filho Jesus, e “no seu imenso amor fala aos homens como a amigos” (cf. Cl 1,15; 1Tm 1, 17). Desta forma, a Comunidade Filhos da Cruz entende que ter um encontro diário com a Palavra de Deus é ter um encontro com o próprio Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.

O caminho de encontro com a Verdade

Na Palavra estão contidos os desígnios eternos da vontade de Deus para os homens, que quis deixar também para as gerações futuras o caminho de encontro com a Verdade. A Revelação Divina se dá por palavras e ações: fala das obras de Deus e realiza o que está escrito acerca d’Ele, e Cristo é “simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda Revelação”2.

Na relação diária com a Palavra acontece um encontro pessoal com o Senhor e o conhecimento da Sua vontade para cada um, dá-se aqui o aprofundamento da intimidade com Deus, um dos pontos da nossa espiritualidade. Também proporciona estreitar a comunhão com o Corpo Místico de Cristo, pois as leituras são feitas conforme a liturgia diária organizada pela Igreja.

Compreendendo que foi a ela, através de seu magistério vivo, que o Senhor deu autoridade de interpretar a Palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, à luz do Espírito Santo2. Desta forma evitamos distorções que o fundamentalismo ou a livre interpretação podem acarretar.

Além de tantas definições que a Palavra traz acerca de si, “tua palavra é lâmpada para os meus pés”(cf. Sl 119, 105); “a palavra é viva e eficaz” (cf  Hb 4,12); ”Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua cf Mt 7, 24); podemos dizer que para nós, Filhos da Cruz, ela é alimento diário para o homem interior, coluna de sustentação e fonte de salvação.

Cristine Farias

Consagrada Pertença de Vida

 

1 – PADRE PAULO RICARDO. Leitura meditada – Quais são os passos da “Lectio Divina”? https://blog.cancaonova.com/tododemaria/quais-sao-os-quatro-passos-da-lectio-divina/

2 – CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei Verbum. Petrópolis: Vozes, 1969.

Outros Posts