O Orgulho transforma a pessoa em uma adoradora de si mesma

o orgulho transforma a pessoa em uma adoradora de si mesmaPara entender a virtude da humildade, precisamos falar um pouco sobre o pecado do orgulho.

O Pecado capital do orgulho se caracteriza por “transformar a pessoa numa adoradora de si mesma, um olhar excessivo sobre si mesmo.” Recebe também o nome de soberba, vaidade, egocentrismo, arrogância, narcisismo. Ele se estende sobre todas as dimensões da vida: orgulho do poder, do saber e do ter.

O orgulho muitas vezes revela-se como uma reação de conduta, para encobrir a sensação de inferioridade. O orgulhoso é incapaz de viver um amor desprendido e vive em uma eterna desconfiança. Quer que todas as atenções se voltem para ele. O orgulhoso quer tudo em troca, seus esforços são pagos com recompensas: Aplausos, bajulações, elogios. Seu ego precisa se alimentar dessas manifestações.

O orgulho está de mãos dadas com a Presunção.

A Presunção caracteriza-se por um falso sentimento de já ter encontrado a felicidade, geralmente a felicidade humana, nos bens e glórias terrenas. Diante de uma crítica, ainda que feita de forma respeitosa, em clima de correção fraterna, tende a fechar-se em si mesmo, interpretando-a como ofensa ou incompreensão. A absolutização das próprias posições torna difícil o relacionamento construtivo com a diversidade dos outros. Daí a intolerância e a agressividade que, em geral, o caracteriza.

Crê-se merecedor incondicional de aplauso e sucesso, sofre quando não pode ocupar os primeiros lugares ou estar na primeira página, sobretudo, tem dificuldade de servir, reivindicando para si todos os direitos.

A Virtude que se opõe ao Orgulho é a HUMILDADE. Humildade vem de “Humus, adubo, fertilizante.” O humilde coloca-se numa atitude de esvaziamento de si pelo próximo. A humildade é o caminho de harmonia entre as pessoas. Não precisa de aplausos e bajulações, pois suas atitudes são próprias de quem ama e serve.

Humilhar-se não é sinal de fracasso, mas de serviço e amor. Jesus esvaziou-se na cruz por amor a humanidade. O Servo Sofredor que amou os homens e deu sua vida por eles. A Humildade é caminho de salvação

Eliege Cristiane Gonçalves

Consagrada Aliança

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.