O quarto mandamento da lei de Deus ensina o homem a honrar os pais

Honra teu pai e tua mãe
Arquivo FDC

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Ex 20,12)

O quarto mandamento da lei de Deus ensina o homem a honrar, prestar respeito e obediência a seus pais. Deve-se respeitar todos aqueles que Deus, para nosso bem, revestiu de sua autoridade. Essa honra se reveste de uma piedade filial.

Santo Tomás de Aquino diz: “Esta dileção é análoga ao que temos para com o Ser Supremo”. Honrar e respeitar os pais é também honrar e respeitar aquele a quem os colocou como nossos guardiões, Deus.  Esse preceito exige deveres a cumprir, dirigido principalmente aos filhos: Respeitar os pais, amar os pais, cuidar dos pais na velhice, reconhecimento aos avós e antepassados.

São Bento de Núrsia diz: “Os mais novos devem honrar os mais velhos e os mais velhos devem amar os mais novos”. Também esse mandamento implica os deveres dos pais para com seus filhos, dando afeição, cuidado, suprindo as necessidades, encaminhando para a vida, dando educação civil e religiosa.

O respeito por esse mandamento alcança frutos espirituais, frutos temporais de paz e prosperidade. Esse mandamento também ganha sua dignidade por estar no plano de Deus, pois ao criar homem e mulher, Deus instituiu a família humana e a constitui como pedra fundamental da as ociedade.

São João Paulo II dizia: “A família é a célula originária da sociedade”. Também a definiu como “Santuário da vida” e “patrimônio da humanidade”. A família também é “Igreja Doméstica”, onde entra a educação da fé e a evangelização dos filhos. Assim dizia Santa Madre Teresa de Calcutá:

Uma família que reza unida permanece unida”.

A família, criada por Deus para a fidelidade, a unidade e a geração dos filhos, caminha em direção ao céu. A Família é sagrada e deve dar testemunho de céu, como dizia Santa Teresinha sobre seus pais: “O bom Deus me deu pais mais dignos do Céu do que da Terra.”

Padre Lizandro Goulart

Consagrado Pertença de Aliança

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.