Os pontos da espiritualidade do carisma Filhos da Cruz foram me convertendo

Meu nome é João Vitor dos Santos Almeida, tenho 29 anos e sou consagrado da pertença de aliança da Comunidade Filhos da Cruz.

Conheci a Comunidade em julho de 2012 em um retiro de jovens na sede. Eu participava de um grupo de jovens em Guaíba e fomos todos convidados a participar deste retiro na Filhos da Cruz.

Lembro-me muito bem que, mesmo sendo natural de Guaíba e vivendo lá durante 22 anos, não fazia a menor ideia da existência de um Carisma, uma nova comunidade em minha cidade natal. Fomos muito empolgados para um retiro de jovens que mudou nossas vidas. Neste retiro Deus operou uma grande conversão, posso afirmar, pois encontrei o meu lugar na Igreja.

Não entendi inicialmente do que se tratava, mas encontrei um lugar onde se anunciava a Verdade com desassombro e parresía. Eu via fogo nos olhos do Fundador, suas palavras cortavam as amarras do pecado em minha vida, meu coração se inflamava. A ânsia do meu coração que nem mesmo eu sabia qual era naquele dia encontrou paz numa pregação autêntica e devo dizer radical como o Evangelho. A radicalidade do carisma Filhos da Cruz me apaixonou!

Após este primeiro contato, eu e minha esposa (noiva à época) fomos tocados de forma semelhante e ardíamos de desejo de estar mais perto da verdade que era ali anunciada e entender melhor como viviam os Filhos da Cruz. Ficamos “colados” na comunidade a partir de então, participando de outros retiros, fazendo amizades com os membros, buscando formação na comunidade e buscando viver a fraternidade.

Sempre fomos muito bem acolhidos, pelos irmãos da pertença de vida primeiramente, e em seguida pelos irmãos da aliança.

Desde 2012 ficamos namorando o carisma até que fizemos o retiro vocacional em 2015 e fomos aceitos no processo formativo, como vocacionados. Durante estes dois anos e meio a radicalidade da pregação e da vivência do Evangelho (acompanhados de perto nas diversas oportunidades que tivemos) e a vivência intensa da Fraternidade mantiveram acesas as chamas do chamado que Deus havia feito. Era uma questão de tempo, pelo menos para mim, para que estivéssemos unidos a este carisma de forma indissolúvel.

O Carisma aviva no homem o compromisso com Jesus Cristo pela radicalidade que somos chamados a assumir em nossas vidas, mas também porque valoriza e ajuda a resgatar o precioso tesouro da Igreja Católica em sua história permeada de santos e mártires que brilham como luzeiros no céu e iluminam as trevas do mundo atual. Os pontos da espiritualidade conduzem por um caminho autêntico, radical, valoroso e muito simples, pois é no cotidianoque para nós é sagrado! – que devemos exalar o perfume de Cristo, amando apaixonadamente.

Não poderia deixar de dizer que também os pontos da espiritualidade foram me convertendo por assim dizer de uma espiritualidade essencialmente ecumênica para outra, bem diferente, católica, de acordo com o todo, voltada para oração e intimidade com o Senhor. Precioso tem sido este tempo onde a cada dia sou chamado a ser mais santo apesar de continuar vendo em mim as mesmas fraquezas e limitações, mas também vendo que o Espírito Santo age de maneira admirável e realiza maravilhas que eu não encontro forças em mim mesmo para fazer.

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.