Qual é a importância da leitura espiritual?

A leitura espiritual é como conversar com um bom amigo que nos fala de Deus, sendo assim, conduz-nos a crescer no Seu conhecimento e no amor.  Segundo Santo Afonso de Ligório, ela nos encaminha à oração e à virtude, fortalecendo nossa vida interior1.

Santo Atanásio afirma que não se encontrará um fervoroso servo de Deus que não seja dado à leitura de livros espirituais. O inspirador dos bons autores é o Espírito Santo, assim como dos maus é o demônio, segundo Santo Afonso. Seguindo a linha de raciocínio deste Santo, tal leitura enche-nos de bons pensamentos, o que nos deixa mais preparados para resistir às tentações do mal. Ilumina nossa consciência moral, revelando nossos pecados, como se fosse um espelho, como afirma São Jerônimo, levando-nos a um processo de purificação e conversão1.

Muitos santos viveram grandes momentos de conversão ao lerem a história de outros santos, ou as sagradas escrituras. Santo Agostinho teve sua experiência ao ler uma das cartas de São Paulo e Santa Teresa de Jesus, por sua vez ao ler as Confissões de Santo Agostinho. Experiência que a retirou de um grande período de mediocridade, impulsionando-lhe a tornar-se a Santa mística e Doutora da Igreja da qual hoje nós bebemos dos seus escritos.

Benefícios dos bons livros

Inúmeros são os benefícios de mergulhar em uma leitura espiritual assídua e constante. Principalmente na realidade atual onde somos bombardeados de informações diversas, misturadas, nem sempre tão boas e verdadeiras, que vão entrando pelos nossos sentidos e confundindo nossos pensamentos. Diante deste quadro, um bom livro nos traz de volta à verdade, ao sentido da vida, às realidades celestiais às quais somos destinados. Tornando-se assim força para a caminhada, luz para o caminho, bússola que nos dá o norte.

Devemos buscar a leitura pedindo o auxílio do Espírito Santo, para que não seja apenas busca de conteúdo, mas que penetre em nosso íntimo e produza frutos de vida nova. Afinal, como diz São Jerônimo “Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos é Deus quem nos fala”.

Para nós, Filhos da Cruz, a oportunidade de uma leitura diária é uma das formas de alimentar nossa espiritualidade. Momento de conhecer mais a Deus, ouvir Sua voz, conhecer Sua vontade e ver que é possível cumpri-la. Assim como, o fizeram tantos santos cuja história encontra-se à nossa disposição nas páginas dos bons livros espirituais!

Cristine Farias Hoffmann

Consagrada Pertença de Vida

 

1 -Escola da Perfeição Cristã – Santo Afonso Maria de Ligório

 

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.