Você sabia que o coração de Santa Gema queimava de Amor?

Santa Gema GalganeSanta Gema Galgani é uma santa que faz parte do rol dos místicos, fruto de um contato profundo com Deus. Quem conhece a sua biografia vai se deparar com praticamente todos os pontos da espiritualidade do carisma Filhos da Cruz. Ao longo de sua história fica impossível não perceber a presença forte destes pontos.

Todavia é na vivência do Amor Apaixonado que ela se torna uma jóia como seu próprio nome diz.

Um amor que brotou quando Gema ainda era bem jovem, a partir do momento em que sua mãe lhe infundiu em sua preciosa alma o amor pelo Cristo Crucificado. Desde então não parou de crescer até a consumação de sua vida. Amor que lhe foi transformando e lapidando. Pode se afirmar que seu único desejo era amar Jesus. Queria estar com Ele em cada instante. Gema é o retrato daquela mulher do Cântico dos Cânticos que busca incansavelmente por seu amado sem descansar até encontrá-lo (cf. Ct 3,1-4). Não podia mais governar seu coração. Ele queria ir para sempre para Jesus e não podia impedi-lo. Não queria ser mais seu, havia se dado totalmente a Jesus.

Amor que chegou a tal ponto levando-a a constatar que seu coração era pequeno demais, não comportando mais tamanho amor.

No último grau chegou ao ponto de manifestar-se através de fenômenos no próprio corpo da santa. A chama do seu amor era tão intensa que a superfície do seu peito tinha sinais de queimaduras e de chagas, depois surgiram palpitações violentas, que não podiam ser reprimidas e que faziam balançar a cadeira onde Gema estava sentada. Por fim, houve a dilatação do seu coração, fazendo com que se dobrassem três costelas.

Como no carisma Filhos da Cruz, o Amor Apaixonado é a sua força vital. Força que impulsiona a ir além, que supera os limites, que substitui valores mundanos pelos valores celestiais, que não guarda reservas, investindo tudo em Deus, amando o que Cristo ama e como Ele ama, que faz abrir mão de tudo até morrer para si mesma.

A vida de Santa Gema Galgani é uma clara demonstração daquilo que o Senhor havia dito certa vez a Santa Catarina de Sena: que o amor pode sempre ser aperfeiçoado. Mesmo em situações sem perspectiva ela afirmava ser possível dar mais um pouco a Jesus.

O Filho da Cruz que nasceu para amar apaixonadamente a Deus encontra em Santa Gema Galgani, a baluarte que o formará na vivência deste amor.

Diácono Mário Antônio Caterina

 

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.